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Como apresentar uma reclamação

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Comprou um produto ou serviço noutro país da UE e não ficou satisfeito? Aqui encontra ajuda para enviar uma carta de reclamação ao vendedor, e indicações sobre os principais pontos a focar.
Para evitar mal-entendidos e conseguir uma solução para o seu problema, é importante apresentar correctamente a sua reclamação.

Segue-se um questionário em várias etapas. Para cada pergunta, clique na resposta que corresponde à sua situação. Na última página, tomará conhecimento dos seus direitos e receberá conselhos para redigir a sua carta de reclamação.


Aconselhamos o envio da reclamação por correio registado, com aviso de recepção. Assim, a empresa não poderá ignorar a situação e o consumidor terá mais hipóteses de receber uma resposta.

Deverá guardar sempre uma cópia do correio que troca com a empresa, assim como todos os documentos relativos à sua compra (encomenda, confirmação, contrato, etc.). Estes permitirão comprovar a veracidade dos factos e constituir um processo sólido, em caso de necessidade.

Note que alguns sectores possuem legislação específica, que não é detalhada aqui. É o caso, por exemplo, do timeshare, das viagens organizadas ou das viagens de avião. Nesses casos, consulte o nosso site na Internet.

 
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