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Como reclamar e resolver um conflito

 

1. Contacte o profissional: Consulte o nosso Guia: Como apresentar uma reclamação

2. Apresente  uma reclamação na rede CEC

Se não conseguir resolver o seu problema com o profissional, pode apresentar uma queixa directamente na rede CEC. Ao preencher o formulário de reclamação, a sua queixa é transmitida directamente ao CEC do seu país de residência. Esse CEC irá tratar da sua reclamação e tentar, com a ajuda do CEC do país do profissional, chegar a um acordo amigável com este.
 

3. Como utilizar o formulário de reclamação?

1. Descarregue o formulário da Internet sem o abrir e grave-o no seu computador.
2. Escolha a língua que quer utilizar.
3. Aceite as condições gerais e a protecção de dados privados, assinalando a caixa correspondente e validando.  
4. Preencha o formulário, tendo em atenção que existe um calendário nas caixas de escolha de datas.
5. Clique no botâo « entregar a reclamação »

Muito Importante: Entregue apenas um formulário por reclamação. Caso contrário, dará origem à duplicação de processos e ao consequente atraso no tratamento dos mesmos.

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Clique na imagem para descarregar o formulário de reclamação Apenas um formulário por reclamação. Se necessário, junte um documento com as restantes informações.  

Se tiver problemas em abrir o formulário de reclamação, verifique que está a utilizar a versão 8.0 ou superior do Adobe Acrobat Reader. Não se esqueça de gravar o formulário no seu disco e só o abrir depois. Para mais informações, consulte o manual de instruções.

 

4. O papel da rede CEC

O CEC do país do consumidor confirmará por escrito o registo da reclamação e informá-lo-á da evolução do dossier.
O CEC do país do profissional contactará por seu lado o profissional para juntos tentarem encontrar uma solução amigável para o litígio. Caso esta não seja possível, verificar-se-á se existe uma alternativa extrajudicial, solicitando a intervenção dos organismos competentes.

O CEC pode apenas ajudar o consumidor a encontrar uma solução amigável para o seu problema, não tem competência para aplicar sanções. Os serviços do CEC são gratuitos.


O nosso conselho: Seja claro e conciso na sua reclamação. Anexe todos os documentos relativos ao caso e que sejam importantes para defender o seu ponto de vista. Indique-nos claramente o que deseja obter.

 
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