Página inicial > Outras redes europeiasImprimir Imprimir
 

Outras redes europeias

Solvit


O SOLVIT é uma rede em linha de resolução de problemas na qual participam os Estados Membros da UE com o objectivo de dar uma resposta pragmática às dificuldades decorrentes de uma aplicação incorrecta da legislação do mercado interno pelas autoridades públicas.
Há um centro SOLVIT em todos os Estados Membros da União Europeia (assim como na Noruega, na Islândia e no Liechtenstein).
Os Centros SOLVIT procuram solucionar os problemas apresentados pelos cidadãos e pelas empresas. Estão sediados na administração pública nacional e têm por objectivo encontrar soluções reais para problemas concretos, num curto espaço de tempo – dez semanas.
O SOLVIT é um serviço gratuito.



 
Fin-Net


A FIN-NET é uma rede de resolução de conflitos financeiros. Está estabelecida em todos os países da União Europeia, na Noruega, na Islândia e no Liechtenstein.
A Fin-Net é responsável pelo tratamento de litígios entre consumidores e prestadores de serviços financeiros, como bancos, companhias de seguros, empresas de investimento e outros e foi lançada pela Comissão Europeia em 2001.
Na Fin-Net, os organismos colaboram para facilitar o acesso dos consumidores aos procedimentos extrajudiciais de litígios em casos transfronteiriços, pondo o consumidor em contacto com o organismo competente para o tratamento extrajudicial da reclamação e fornecendo-lhe as informações necessárias.



 
Rede Judicial Europeia


A Rede Judicial Europeia foi criada para facilitar a cooperação judicial entre Estados da União Europeia e fornecer informação que facilite ao público o acesso ao sistema de redes judiciais na Europa.
A rede, que tem pontos de contacto em todos os países da UE, tem também como objetivo a implementação e atualização de um sistema de imformação dirigido aos cidadãos europeus.




 
Europe Direct


Vou viver para outro país da Europa: como posso obter uma autorização de residência? Quais são as regras em matéria de preço do roaming? O meu voo foi cancelado: que direitos me assistem? A que tipo de subvenções da UE se pode candidatar a minha organização? Para obter resposta a estas e muitas outras perguntas, poderá contactar o serviço de informação central da Rede Europe Direct.



 
 
Partilhar Partilhar
 
Voltar