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Previna-se antes de comprar

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As 10 regras de ouro para comprar na Internet

1. Compare!
É importante escolher bem o produto que deseja, comparando o preço com outros sítios eletrónicos, mas também com as lojas locais. As compras na Internet não são sempre mais baratas! Não se esqueça de ter em conta as despesas de envio e eventuais despesas bancárias!


2. Pense nos prazos de entrega ! :
Pretende oferecer o produto ou precisa dele para uma data precisa?
Pense nos prazos de entrega e faça a encomenda com suficiente antecedência, sobretudo se pretender comprar num sítio estrangeiro: uma transferência bancária pode levar alguns dias e os prazos para um envio postal internacional são mais longos.


3. Escolha com prudência o seu vendedor!
Para reduzir os riscos:
• Verifique se o sítio indica visivelmente o nome da empresa e do seu gerente, assim como as coordenadas completas.
• Evite os endereços de simples postas restantes e/ou números de telefone com taxas adicionais. Se é mencionado um número de telefone, ligue! Peça informações complementares sobre o produto, o serviço pós-venda ou as condições de entrega. O tratamento da sua chamada dar-lhe-á uma primeira impressão sobre a seriedade do vendedor.
• Verifique que os sítios mencionam: os termos e condições gerais obrigatórias; um selo de qualidade ou uma marca de confiança; Informe-se sobre as garantias e os serviços propostos.
• Não hesite em verificar noutros sítios e fóruns se outros vendedores fizeram uma apreciação sobre o vendedor que escolheu.


4. Informe-se sobre os meios de pagamento!
Geralmente, os sítios estrangeiros:
• Não aceitam cheques nem pagamento ao domicílio
• Pedem que pague antecipadamente a mercadoria
• Solicitam pagamento por transferência bancária ou cartão de crédito

Os nossos conselhos:
• Peça ao vendedor as suas coordenadas bancárias (IBAN e BIC) para pagar por transferência bancária internacional. Assim, a transferência custar-lhe-á o mesmo que uma transferência nacional. Utilize o cartão de crédito somente em sítios de pagamento seguro (ex. https://www. ….), que permitem envios encriptados, e nunca envie o seu código secreto.
• Verificou uma utilização fraudulenta? Contacte imediatamente o seu banco! Envie-lhe uma reclamação em carta registada com aviso de receção para contestar as operações fraudulentas (a fazer num prazo de 70 dias a partir da descoberta da fraude). Junte as fotocópias dos extratos bancários em que figuram as operações contestadas.  Além disso: faça oposição junto do seu banco e apresente queixa à Polícia Judiciária.
• Existe também a possibilidade de recorrer a uma terceira pessoa de confiança, para efetuar o pagamento, mas informe-se sobre este intermediário, antes de lhe confiar o seu dinheiro.


5. Antes de validar a sua encomenda, verifique as condições gerais e as garantias!
Verifique os objetos contidos no seu cesto compras, o preço com taxas incluídas, as despesas de envio, as condições gerais de venda e as garantias oferecidas pelo vendedor. Por exemplo, ele oferece uma garantia comercial, para além da garantia legal?
Por fim, imprima ou guarde sempre o contrato e as suas condições de venda.


6. Verifique para que fim serão utilizados os seus dados pessoais!
• Serão transmitidos a terceiros?
• Servirão para a inscrição em cartas de informação ou oferta de promoções?


7. Deverá sempre receber uma confirmação da encomenda!
Acima de tudo, pense em guardá-la ou imprimi-la!
Lembre-se que, a partir do momento em que receba a confirmação da encomenda, estará ligado por um contrato. Assim, terá de efetuar o pagamento da mercadoria.


8. Pense em utilizar o direito de retratação!
Se o produto não lhe agradar ou não corresponder às suas necessidades, poderá devolvê-lo num período de 7 a 14 dias após a receção do mesmo. Informe-se de qual o prazo em vigor no país do vendedor (o prazo mínimo deverá passar a 14 dias em todos os países da UE, até ao fim de 2013).
Atenção!
Alguns produtos não beneficiam deste prazo de retratação: Os CDs ou DVDs em que a embalagem tenha sido aberta, jornais e revistas, prestação de viagens, produtos perecíveis, etc...


9. Na entrega, verifique sempre o estado da mercadoria!
Assinale imediatamente, ao transportador, eventuais danos na mercadoria, e marque-os na ficha de entrega. Se o produto estiver danificado ou não corresponder ao produto encomendado, envie imediatamente uma reclamação ao transportador e ao vendedor.
É impossível encontrar uma solução amigável? Envie uma carta registada com aviso de receção, pedindo o reembolso, a reparação, ou a entrega de um novo produto. É preferível conceder ao vendedor um prazo razoável. Se este for membro de um selo de qualidade, poderá aí pedir assistência.


10. Em caso de problema, os Centros Europeus do Consumidor podem ajudá-lo!
Guarde sempre uma cópia da correspondência com o vendedor. Anote o nome dos seus interlocutores. Em caso de problema, envie a sua reclamação ao Centro Europeu do Consumidor, que, com a ajuda do seu homólogo situado no país do profissional, tentará encontrar uma solução amigável para o seu problema.



Comércio eletrónico


Consulte também o nosso folheto informativo sobre comércio eletrónico e conheça os seus direitos quando as coisas não correm bem.

 
 
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