Página inicial > Tópicos > Fraudes  > Uma contribuição financeira para uma amiga em dificuldadesImprimir Imprimir
 

Uma contribuição financeira para uma amiga em dificuldades

A Luísa recebeu na sua pasta de correio uma mensagem alarmante da parte da sua amiga Ana que, de viagem ao Brasil, tem necessidade urgente de dinheiro e lhe pede que faça uma pequena transferência…


A amiga da Ana, que envia o email, informa a Luísa de que esta a reembolsará logo que regresse. A Luísa não sabia que a Ana estava no Brasil, apesar de já não a ver há uns tempos…
Para se certificar, liga para o seu telemóvel e a Ana atende prontamente. Pergunta-lhe se está no Brasil, com dificuldades financeiras. Felizmente, reagiu com discernimento e verificou a veracidade da mensagem. Soube então que a caixa de correio da Ana tinha sido pirateada e que todos os seus contactos tinham recebido uma mensagem semelhante.

A Ana pôde avisar rapidamente toda a gente para não enviar dinheiro. Ela lembrava-se que, da última vez que tinha entrado na sua conta, lhe tinha sido pedido para introduzir de novo o seu nome de utilizador e a palavra passe. Foi assim que a sua conta foi pirateada e utilizada por vigaristas.


Como reagir?
Não comunique nunca os seus dados pessoais, sem ter a certeza de que a fonte é segura. O roubo de dados relativos ao seu email, conta bancária, cartão de crédito ou conta numa rede social chama-se phishing (ciberiscagem). Esses dados serão utilizados para inundar os seus contactos de spams ou mensagens para lhes subtrair dinheiro. Escolha as palavras passe com cuidado e modifique-as regularmente.


 
Partilhar Partilhar
 
Voltar