Página inicial > Tópicos > Viajar > Alojamento > Arrendar uma habitaçãoImprimir Imprimir
 

Arrendar uma habitação

hotel

Para encontrar a moradia ou o apartamento pretendido, pode recorrer aos serviços de uma agência de viagens ou agência especializada em alojamentos para férias. Se quiser fazer a sua própria pesquisa na Internet ou nos anúncios dos jornais, acautele-se quanto à oferta e condições que lhe propuserem. Em Portugal, os alojamentos locais necessitam de uma autorização de utilização e poderá informar-se junto da câmara municipal ou posto de turismo do concelho ou região onde pretender passar férias. Alguns municípios divulgam a lista de alojamentos no seu sítio Internet.


Sinal e caução


Na maior parte das vezes, os senhorios pedem um sinal ou uma caução, para garantir o cumprimento do contrato. Em geral, o valor varia entre 25% a 50% do preço do arrendamento. Saiba que não é uma obrigação legal, mas um uso corrente que decorre da liberdade contratual das partes e, por isso, os montantes podem ser fixados de comum acordo.

Deverá deixar a habitação no mesmo estado em que lhe foi entregue. Para evitar qualquer diferendo, é aconselhável fazer um relatório/inventário, assinado por ambas as partes. Se o proprietário não o propuser, poderá prepará-lo e enviá-lo ao proprietário para assinatura.



 
Partilhar Partilhar
 
Voltar