Página inicial > Tópicos > Viajar > Meios de Transporte > Aluguer de veículoImprimir Imprimir
 

Aluguer de Veículo

aluguer de veiculo

Pretende alugar um automóvel?
Leia as seguintes recomendações da rede CEC e evite custos adicionais


- Não aceite ser coagido. Se se sentir pressionado a aceitar uma cláusula ou termo que lhe pareça injusto, contrate outra empresa.

- Se estiver numa situação em que necessite do veículo imediatamente, pague o valor adicional solicitado mas faça-o sob reserva de requerer o reembolso do mesmo. Solicite o nome do empregado que o atendeu e registe-o. Envie a sua reclamação de imediato para a sede da empresa, através de correio eletrónico para demonstrar que discordou com a referida cobrança desde o início. Em alternativa, em alguns países, existe livro de reclamações. Peça-o para preenchimento da reclamação.

- Se não obtiver resposta favorável à sua reclamação, contacte o banco emissor do seu cartão de crédito e solicite o reembolso (chargeback). É mais provável obter um reembolso pela via do cartão de crédito no caso de conseguir provar que foi coagido a pagar. Adicionalmente, informe a entidade emissora do cartão de crédito sobre a decisão da Autoridade da Concorrência Italiana.

- Esteja atento ao registo dos danos pré-existentes no veículo. Deverá exigir que todos sejam registados na folha de vistoria ao veículo que o funcionário da empresa elaborar, incluindo pequenos riscos na pintura ou nos vidros da viatura. Tire algumas fotografias do estado da viatura no momento em que a mesma lhe for entregue e igualmente no final do contrato. As mesmas poderão servir de prova, na eventualidade de a empresa alegar que provocou algum dano no veículo durante o período do contrato.

- Se o contrato de aluguer inclui uma cláusula de política de combustível que prevê que o veículo seja entregue, no final do contrato, com o depósito cheio, tal como se encontrava no início do contrato (quando recolheu a viatura), proceda da seguinte forma: informe-se atempadamente sobre a localização da bomba de abastecimento de combustível mais próxima do ponto onde entregará a viatura. Muitas vezes, os consumidores entregam a viatura ao balcão das empresas de aluguer automóvel localizado no aeroporto e, na pressa de chegar, e não dispondo da informação referida, abastecem em locais ainda distantes do ponto de entrega. Tal situação resulta no incumprimento da cláusula mencionada, já que o veículo terá consumido, entretanto, parte do combustível abastecido.

- Em caso de acidente, comunique o facto à empresa de aluguer automóvel. Não desloque a viatura do local do acidente sem que lhe seja dada indicação para tal pelas autoridades policiais e pela empresa.

- Informe-se devidamente das regras de trânsito vigentes no seu destino. Muitas vezes, podem ser evitados problemas simples se se proceder à leitura atempada e atenta do código da estrada do país de destino, tais como as relativas a sinalização, estacionamento e portagens.


 

aluguer de veiculo

Antes de contratar o aluguer do veículo, compare preços e condições de várias empresas

Informações detalhadas sobre marcas e modelos de viaturas, bem como preços e condições de aluguer podem ser visualizadas rapidamente nos sítios Internet das empresas de aluguer ou diretamente aos balcões das mesmas. Sugerimos que consulte antecipadamente várias empresas, pondere as vantagens e desvantagens de cada alternativa e decida com calma. Tenha em consideração que nem sempre o preço mais baixo representa a melhor opção.

Existem empresas que incluem cláusulas abusivas para o consumidor nos contratos que previamente redigiram. Outras há, que apresentam condições que podem afigurar-se muito boas para o consumidor, porém poderão incluir, por exemplo, um seguro pouco vantajoso. Preste especial atenção à franquia do seguro que está a contratar.


No momento em que contrata o aluguer do veículo

No momento da assinatura do contrato de aluguer, na presença do veículo, verifique atentamente o mesmo.

Procure minuciosamente os eventuais danos, riscos, amolgadelas, vestígios de acidentes e sempre que detetar algum destes defeitos, informe a empresa e exija um documento que ateste a existência dos mesmos e a localização precisa no corpo do veículo. Caso entenda que o veículo apresenta alguma anomalia inaceitável, recomendamos que o rejeite e solicite outra viatura.

Experimente o veículo. Acione a ignição e tente perceber se há problemas com o motor para garantir que não há deficiências com este elemento do veículo. Se houver algum defeito, exija o registo do mesmo ou peça uma outra viatura.

Não abandone o local em que contratou o aluguer da viatura sem que lhe seja entregue uma cópia do contrato com todos os termos deste, incluindo os referentes a coberturas do seguro pelo qual tenha optado, condições sobre resolução de sinistros ou situações de furto ou assaltos.

Verifique também o nível de combustível no depósito da viatura. No final do contrato, deverá proceder à entrega da viatura com a mesma quantidade de combustível que esta possuía no momento em que lhe foi disponibilizada.


Enquanto utiliza o veículo

Nunca deixe objetos valiosos à vista, no interior da viatura. Evite a ocorrência de assaltos.

Esteja atento à quilometragem que percorre, caso o contrato que celebrou tenha previsto um limite de utilização de quilómetros. Há empresas que não oferecem um pacote ilimitado de rodagem, sendo aplicável, nos termos do contrato que houver celebrado, uma cobrança por quilómetros adicionais.

Na condução, mantenha cautela ao circular em pisos degradados ou locais sinuosos, prevenindo indesejáveis acidentes rodoviários e danos na viatura. Tais situações implicarão que a empresa de aluguer possa alegar uso indevido e/ou irresponsável do veículo e de que poderá resultar responsabilidade da sua parte.


No final do período do contrato de aluguer do veículo

Entregue a viatura com a mesma quantidade de combustível que aquela tinha quando iniciou o contrato. Poderão ser-lhe cobrados montantes adicionais pelo incumprimento desta regra.

Devolva o veículo onde o recolheu ou no local indicado no contrato. Algumas empresas de aluguer não exigem que o carro seja entregue no mesmo local onde o consumidor o recebeu, mas existem outras que obrigam a fazê-lo.


Conselho
:
Compare diferentes propostas, leia as condições de utilização de cada contrato e lembre-se que possui responsabilidade adicional quando usufrui de um veículo alugado

 
Partilhar Partilhar
 
Voltar