Automóvel

automóvel

Viajar com veículo próprio ou alugado?

Em férias, viajar em viatura própria pode nem sempre representar a melhor opção. A distância, o conhecimento do destino, o orçamento e as preferências pessoais serão alguns dos fatores influenciadores da sua decisão. Por exemplo, há que contabilizar o preço dos combustíveis, o desgaste da viatura, os custos de algum contratempo.

Se o destino for distante, a escolha mais acertada poderá ser a de alugar um carro a uma empresa de aluguer.

Antes de decidir, compare os custos que suportaria se levasse o seu próprio veículo e o orçamento que uma empresa de aluguer de veículos lhe apresente para o período de tempo pelo qual pretende usufruir de um meio de transporte.


Lembrete
:
Em algumas zonas de certos países da Europa pode ser exigido o pagamento de taxas especiais de circulação em estrada ou condicionada a circulação no centro das cidades. Para não ter surpresas informe-se antecipadamente, incluindo junto da empresa de aluguer de automóveis se for o caso.


Quer circule com veículo próprio ou alugado, lembre-se do seguinte:

Carta de condução e seguro de responsabilidade civil

A sua carta de condução é válida para circular durante as férias nos Estados-Membros da União Europeia e o seu seguro automóvel de responsabilidade civil (carta verde) é também válido, incluindo na Islândia e na Noruega.


Combustíveis e portagens

Se lhe interessar fazer uma estimativa prévia da despesa com combustível e portagens, pode consultar, para Portugal, os sítios Internet da Estradas de Portugal http://www.estradas.pt/ e da DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia) http://www.precoscombustiveis.dgeg.pt/ para conhecer o valor das portagens a pagar e do preço dos combustíveis nos diferentes postos. De acordo com as regras em vigor em Portugal, antes dos postos de abastecimento deve existir um painel com informação sobre o preço/litro dos combustíveis vendidos; nas autoestradas deve existir um painel com informação sobre o preço dos combustíveis mais comercializados nos três postos seguintes do percurso e no mesmo sentido.

Se efetuar uma pesquisa na Internet poderá encontrar também informação idêntica para outros países da Europa e também sobre regras e penalizações aplicáveis se por alguma razão não tiver procedido ao pagamento de portagem.

Aqui pode encontrar também informação comparativa sobre a existência ou não de portagens e respetivos preços nos diferentes países.


Regras de trânsito e infrações; conheça as regras e evite as multas

Se decidir viajar no seu carro para outro país da europa e quiser evitar multas e problemas, deverá conhecer as principais regras de circulação a ter em conta enquanto condutor.

A Comissão Europeia disponibiliza um mapa prático com as regras de circulação em 30 países da Europa (países da U.E., Noruega e Islândia).

Selecione o país da sua escolha e aceda a informações sobre:
• Limites de velocidade na autoestrada
• Limite autorizado de álcool no sangue
• Utilização de pneus de inverno
• Obrigação de porte de capacete e/ou colete fluorescente para os ciclistas
• Obrigação de possuir colete fluorescente no seu carro
• Obrigação de faróis acesos durante o dia
• Os equipamentos de segurança a bordo do veículo

Em caso de infração rodoviária noutro país da U.E., poderá receber a multa em casa algum tempo depois de ter regressado das férias. Neste caso poderá sempre escolher pagar ou contestar. A forma e o meio de pagamento dependerão do país em que a infração for cometida e da respetiva lei.

Se a infração for cometida enquanto circular com um veículo alugado, a empresa de aluguer poderá cobrar-lhe encargos administrativos.

matrículas de trânsito


Matrículas de trânsito
são matrículas temporárias, que lhe permitem conduzir até ao seu país um veículo comprado no estrangeiro.Terá de obter essa matrícula no país onde compra o carro.

Mas onde a obter? Quanto custa? Quanto tempo é necessário para obter essa matrícula?

A rede CEC reuniu essa informação no presente relatório, que poderá  consultar ou descarregar aqui. (em inglês)

 

 
Pneus de inverno


Pneus de inverno na Europa, Islândia e Noruega

Na maior parte dos países da Europa não é obrigatório o uso de pneus de inverno, mas há excepções... Antes de partir para férias poderá ser útil ter uma ideia geral da situação no país do seu destino. (em inglês)

 
 
Partilhar Partilhar
 
Voltar