Mês da Cibersegurança: adotar comportamentos seguros para evitar riscos desnecessários
As tecnologias digitais abrem novas oportunidades para os cidadãos e para as empresas na UE, ligando-os e facilitando a difusão de informações. A área do turismo e lazer é uma das mais dinâmicas no comércio eletrónico. As compras de bens e serviços em linha têm aumentado todos os anos. No entanto, as tecnologias digitais também trazem consigo novos riscos, como o roubo de dados ou as fraudes no comércio eletrónico. Os ataques cibernéticos na Europa têm aumentado e têm tido impactos financeiros e na violação de dados tanto para os consumidores como para as empresas.
A estratégia para o Mercado Único Digital, uma das grandes prioridades da Comissão Europeia, visa dar melhor acesso aos consumidores e empresas a bens e serviços em linha na Europa. Isso permitirá remover os obstáculos nas atividades transfronteiriças em linha. O desenvolvimento do Mercado Único Digital implica melhorar a cibersegurança, identificada como um dos três desafios para a sua concretização, e tornar a UE mais segura no mundo digital.
Como refere Mariya Gabriel, Comissária da Economia e Sociedade Digitais: “As pessoas, na sua vida profissional e privada, só serão capazes de prever ou de dar resposta aos riscos digitais de forma adequada se estiverem suficientemente informadas e possuírem as competências necessárias. O mês europeu da cibersegurança é uma excelente oportunidade para complementar os nossos planos de tornar a UE mais segura no domínio da cibersegurança.”
Neste mês da cibersegurança, é oportuno lembrar que a adoção de comportamentos seguros é um passo para evitar riscos desnecessários. Por isso, convém recordar as recomendações do CEC aos consumidores:
- Não se precipite, leia atentamente e com calma a mensagem e as informações relativas à empresa e ao bem ou serviço proposto.
- Verifique os factos: desconfie de mensagens não solicitadas, se o e-mail vier de uma empresa da qual é cliente, faça a sua própria pesquisa e vá diretamente ao sítio da empresa ou telefone para obter mais informações antes de responder.
- Não responda a pedidos de informação financeira ou palavras passe.
- Rejeite pedidos de ajuda e ofertas de ajuda (financiamento, ofertas de crédito): empresas e organizações legítimas não lhe oferecem diretamente ajuda financeira, se não a solicitar previamente.
- Evite usar o “link” indicado na mensagem: procure a empresa na Internet usando um motor de busca para ter a certeza de que se trata da empresa certa; verifique os contactos da empresa.
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