Estudo revela táticas de manipulação que impactam os jovens consumidores no mundo digital
Os jovens consumidores passam grande parte do seu tempo na internet e podem facilmente ser enganados ou manipulados pelas táticas de marketing digital. A proteção das crianças e dos jovens contra estas práticas enfrenta diversos desafios, sobretudo devido ao constante crescimento dos riscos online, à segmentação personalizada, à influência dos pares e às táticas sub-reptícias de marketing. À medida que as tecnologias digitais e as plataformas online evoluem rapidamente, é importante abordar estas preocupações e aumentar a sensibilização para as práticas de marketing dirigidas aos jovens consumidores no mundo digital.
Pesquisa sobre práticas de marketing voltadas para crianças
A Universidade de Ghent, na pesquisa académica que efetuou, revelou as quatro principais estratégias persuasivas utilizadas pelos profissionais de marketing digital:
1. Integração: integração de mensagens comerciais em conteúdo não comercial;
2. Interação: estimular as crianças a participarem ativamente do processo de marketing, incentivando o envolvimento com conteúdo interativo;
3. Personalização: usar dados de atividades online de crianças para direcioná-las a anúncios;
4. Emoção: evocando uma resposta emocional dos consumidores.
Estas estratégias publicitárias desafiam profundamente as competências de literacia publicitária das crianças, especialmente quando combinadas.
Os direitos dos jovens consumidores no cenário digital
Neste relatório analisou-se, em profundidade, o quadro jurídico da UE, incluindo os seguintes instrumentos legais:
• Diretiva de Práticas Comerciais Desleais (DPCD);
• Diretiva Serviços de Comunicação Social Audiovisual (SSCSA);
• Regulamento dos Serviços Digitais (DSA), o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR);
• Próximo Regulamento Inteligência Artificial (Lei IA).
Uma vez que, às práticas de marketing digital a legislação aplicável pode não ser a mesma, sublinhou-se a necessidade de as autoridades responsáveis pela aplicação da lei deverem cooperar entre si de forma a garantir que todos os intervenientes na cadeia de marketing cumprem as regras europeias, de forma a proteger os jovens consumidores de práticas prejudiciais de marketing digital.
O relatório reconhece, ao examinar os direitos das crianças no contexto do marketing digital, as dificuldades decorrentes de práticas complexas. Ao mesmo tempo, dá nota de que podem existir oportunidades positivas quando os operadores económicos fornecem serviços de alta qualidade aos jovens consumidores. Por exemplo, podem contribuir para os direitos da criança à participação, educação e diversão.
Campanha aumenta a conscientização dos jovens sobre técnicas de marketing digital
Considerando os desafios e riscos acima mencionados, Better Internet for Kids (BIK), em colaboração com os Centros para uma Internet Mais Segura e os Centros Europeus do Consumidor, lançou a campanha AdWiseOnline no Dia da Internet Mais Segura de 2024. Esta iniciativa visa sensibilizar as crianças e jovens sobre os métodos de marketing digital e informar-lhes sobre os seus direitos enquanto consumidores.
Procura também esclarecer os deveres que as plataformas online e as empresas devem cumprir para proteger os jovens consumidores das influências online. A campanha está organizada em várias etapas: um piloto em 2024 e uma campanha completa em 2025.
Kit de ferramentas educacionais para jovens consumidores
Em geral, o estudo sublinha a necessidade de uma abordagem equilibrada quando se trata de proteger as crianças e os jovens de práticas de marketing online prejudiciais, bem como de capacitá-los e melhorar a sua literacia mediática e as suas competências de tomada de decisão. A fim de ajudar os jovens consumidores a desenvolverem a sua literacia sobre a publicidade, a Rede CEC, desenvolveu um conjunto de material educativo que está disponível gratuitamente aqui: Kit de Ferramentas Educacionais para Jovens Consumidores.
Para mais informação:
Sobre o Relatório - Práticas manipulativas de marketing digital direcionadas a crianças e jovens.
Sobre a campanha AdWiseOnline.