Tamanho da letra:
Siga-nos:
  • Twitter
  • Facebook
  • RSS
Página inicial > Pagamentos com segurança na internet

Pagamentos com segurança na Internet

comprar na internet


Se seguir algumas regras básicas, não terá de se preocupar com os pagamentos na Internet:


Verifique o vendedor

Nas situações mais fraudulentas que ocorrem na da Internet, é habitual ser difícil identificar o vendedor, isto é, quem está por trás do sítio eletrónico.
Assim, antes de comprar - e, em especial, antes de pagar - procure no sítio eletrónico informação concreta sobre a identificação do vendedor e do sistema de pagamento que ele disponibiliza.


Verifique a segurança do pagamento

A transmissão e a subsequente retenção de informação de pagamento (como número de cartão) deve ser sempre protegida do risco de pessoas não autorizadas acederem a essa informação. O vendedor deverá informar no sítio eletrónico quais os métodos usados para proteger os seus dados.
Pode verificar se a informação de pagamento provém de um sítio eletrónico seguro, procurando um cadeado que deve aparecer no fundo da página onde escreve os seus dados para pagamento ou se o endereço eletrónico da página onde procede ao pagamento apresenta um “s”: https://...


Escolha o meio de pagamento acertado

Além do pagamento contra entrega do produto, porventura a forma mais segura, os cartões de crédito ou os sistemas que alguns bancos disponibilizam para utilização específica na Internet, são meios de pagamento que oferecem também condições de segurança.
Se utilizar um destes modos de pagamento pode, em determinadas situações, obter o reembolso, mesmo sem o consentimento do vendedor. Se, pelo contrário pagar por transferência bancária ou por outra forma de transferência de dinheiro para o vendedor, esta opção não é válida.
Ao optar pelo cartão de crédito, poderá usufruir de maior proteção se, por exemplo, não receber os bens. Verifique previamente as condições de cancelamento de pagamentos oferecidas pelo seu cartão de débito/crédito.
Tenha em atenção que o fornecimento do seu número de cartão de crédito e data de validade durante uma compra na Internet constitui uma autorização de débito na sua conta.


Verifique a sua conta

Seja qual for o modo de pagamento, deve sempre verificar o seu extrato bancário. Não é completamente impossível que se produza um erro ou que algum criminoso consiga retirar dinheiro da sua conta. Se algum montante tiver sido retirado sem o seu conhecimento ou o seu consentimento, deve avisar imediatamente o seu banco, que deve provar que o dinheiro foi retirado com a sua permissão. Se o banco não o conseguir provar, tem direito a ter o dinheiro reposto na sua conta.