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As garantias comerciais valem o seu "custo"?

 Para todas as compras de bens na Europa, os consumidores beneficiam de uma garantia legal de pelo menos dois anos, que lhes permite exigir a reparação, a substituição ou o reembolso se as outras soluções forem possíveis. A garantia legal é obrigatória, gratuita e fornecida pelo vendedor. Contudo, os comerciantes propõem frequentemente garantias comerciais, a maior parte das vezes sujeitas ao pagamento de um determinado montante. Será que estas garantias comerciais valem o seu “custo”? Como são elas aplicadas nos 28 países da União Europeia? A rede dos Centros Europeus do Consumidor (Rede CEC) realizou uma pesquisa: 342 verificações em lojas de 25 países europeus e análise de 104 sítios internet; paralelamente, 543 consumidores participaram na resposta a um inquérito em linha. O resultado do estudo europeu da Rede CEC sobre a aplicação das garantias legais e comerciais na U.E., na Islândia e na Noruega é agora divulgado. Para ajudar os consumidores na compreensão do teor deste estudo jurídico aprofundado, o mesmo é acompanhado de fichas resumo por país e de uma lista de questões sugeridas para os consumidores colocarem antes de subscreverem uma garantia comercial quando compram bens num outro país da U.E.