Tamanho da letra:
Siga-nos:
  • Twitter
  • Facebook
  • RSS
NOTÍCIAS
Página inicial > NOTÍCIAS

Os Centros Europeus do Consumidor 2005-2020: 15 anos ao serviço dos Consumidores Europeus.

 

A Rede de Centros Europeus do Consumidor (Rede CEC /ECC-Net) comemora este ano o seu 15.º aniversário. A Rede CEC, apoiada pela Comissão Europeia, está presente nos 27 Estados Membros da União Europeia, na Islândia, na Noruega e no Reino Unido desde 2005.

A Rede CEC, da qual faz parte o Centro Europeu do Consumidor Portugal (CEC Portugal), presta informação e assistência ao consumidor na resolução de conflitos de consumo decorrentes da compra de bens e serviços transfronteiriça. A nossa missão principal é ajudar os consumidores e reforçar a sua confiança no Mercado Único.
A Rede CEC é única na UE, pois promove informação e presta assistência diretamente ao consumidor, de forma gratuita, através do telefone, por e-mail e formulário de reclamação. Trabalham na Rede cerca de 150 juristas, em 24 línguas diferentes, em estreita cooperação.

O contacto direto com os consumidores através dos nossos diversos canais de contacto permitem-nos identificar os desafios que enfrentam os cidadãos europeus no mercado único e transmiti-los aos decisores políticos na EU, como por exemplo no contexto da pandemia COVID-19. A pandemia está a ter um enorme impacto tanto nos consumidores como nos comerciantes. Muitos setores económicos foram duramente atingidos, especialmente no turismo. Desde o início e, mesmo em confinamento, os juristas da Rede CEC, que respondem em média a mais de 120.000 pedidos de consumidores por ano, já atenderam mais de 90.000 pedidos de cidadãos afetados pelos cancelamentos das viagens, viagens organizadas, alojamento e eventos culturais e desportivos, desde março de 2020.