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Queixas de consumidores portugueses na Plataforma de Resolução de Litígios em Linha aumentam mais de 23% em três meses

 

Plataforma de Resolução de Litígios em Linha: As companhias aéreas, o vestuário e a tecnologia são as áreas que registam mais queixas no comércio online


A Plataforma de Resolução de Litígios em Linha (ODR) foi desenvolvida para resolver os problemas relacionados com compras online. Sem a intervenção dos tribunais permite aos comerciantes propor uma solução diretamente ao cliente ou a resolução da disputa através de mediação ou arbitragem, ao recorrerem a uma das mais de 350 entidades de resolução de conflitos existentes na Europa, no prazo de 90 dias. O número de comerciantes portugueses inscritos nesta plataforma tem aumentado de forma regular.

No mais recente balanço de desempenho da plataforma de Resolução de Litígios em Linha (link com atualização em permanência), verificou-se um aumento de mais de 23% de queixas de consumidores portugueses nos últimos três meses.
As empresas portuguesas são as que suscitam mais queixas dos consumidores nacionais e logo a seguir surgem as empresas espanholas, as britânicas e as alemãs. Ao todo são mais de 2.600, as queixas apresentadas pelos consumidores portugueses desde o lançamento da Plataforma ODR em 2016.

Excluindo os portugueses, os consumidores franceses foram os que mais queixas apresentaram contra empresas portuguesas; surgem a seguir os consumidores espanhóis e os britânicos.
Desde abril, o número de queixas contra empresas portuguesas aumentou 38,7%, das 1.100 anteriormente registadas para mais de 1.500 atualmente.
As companhias aéreas são o setor com maior percentagem de queixas na União Europeia, com 12,37% do total; o vestuário é o setor que se segue, com 11,13%, e os artigos relacionados com tecnologia da informação e da comunicação fecham o pódio das reclamações: 7,26%.
Os produtos eletrónicos, o mobiliário, os artigos de lazer, os serviços de comunicações móveis, os acessórios e peças para automóveis, os grandes eletrodomésticos e os serviços de internet são os setores e serviços que ocupam os restantes lugares do top 10 das reclamações através da Plataforma ODR.

Para mais informações sobre a Plataforma de Resolução de Litígios em Linha, consulte a nossa página e o vídeo informativo sobre o funcionamento da Plataforma.