Tamanho da letra:
Siga-nos:
  • Twitter
  • Facebook
  • RSS
Quem Somos
Página inicial > Quem Somos > O CEC em Portugal > Atividade do CEC >  Atividade do CEC em 2011

A atividade do CEC Portugal em 2011

Relatório da Rede CEC
2011

O apoio aos consumidores

O trabalho de apoio aos consumidores na resolução dos seus conflitos de consumo transfronteiriços e de informação sobre os seus direitos enquanto consumidores no espaço da União Europeia é sempre prioritário.


Dados estatísticos sobre os casos tratados em 2011:

Nº Total de Casos em 2011
Reclamações 603
Pedidos de Informação 489
Total 1092


Neste ano verificou-se um acréscimo na proporção de reclamações cuja resolução foi partilhada com centros de outros países e neste conjunto a tendência observada foi também para um aumento da intervenção do CEC Portugal como centro “trader”, isto é, centro de país onde se encontra a empresa reclamada.


Principais bens e serviços objeto de reclamações transfronteiriças em 2011

A maioria das reclamações recebidas continuou a caraterizar-se por problemas decorrentes da aquisição de bens e serviços através da Internet (comércio eletrónico) e das viagens aéreas.

Do total das reclamações recebidas, 68% teve origem nos bens e serviços identificados no quadro seguinte:

Bens e Serviços
Transporte aéreo de passageiros 35%
Transporte aéreo de bagagem
Material fotográfico e informático 14%
Serviços recreativos e culturais
Equipamento de recreio e lazer
Hotéis e outros estabelecimentos hoteleiros 8%
Timeshare e produtos similares
Aluguer de automóveis 6%
Peças, acessórios e reparação de veículos 5%



As ações de informação e promoção

Em 2011, o Centro Europeu do Consumidor promoveu várias ações de divulgação e cooperação com outras entidades, com destaque para:

cartaz

Campanha de informação na região do Algarve com incidência nas cidades de Albufeira e Faro (cidade e aeroporto), em colaboração com o CIMAAL (Centro de Arbitragem do Algarve) e o CIAC de Albufeira (Centro de Informação Autárquico ao Consumidor). A  campanha decorreu entre 11 e 18 de Março e durante este período foram colocados cartazes em MUPIS das duas cidades e nos dias 14 e 15 realizaram-se ações de distribuição de material informativo nas cidades e no aeroporto.

 

 

 
cartaz

O Dia dos Direitos dos Passageiros Aéreos, ação conjunta da Rede CEC apoiada pela Comissão Europeia, que teve lugar no dia 7 de Julho. Em Portugal realizou-se no Aeroporto de Lisboa,  em colaboração com o INAC  (Instituto Nacional da Aviação Civil), com distribuição de material informativo e esclarecimentos aos passageiros.




 
banner

Seminário "Compras à distância de um clique!", organizado pelo CEC Portugal em colaboração com a Direção-Geral do Consumidor, dedicado ao comércio eletrónico e ao novo enquadramento jurídico para a proteção dos consumidores na União Europeia, que teve lugar em Lisboa no dia 10 de Novembro de 2011, na Fundação Calouste Gulbenkian.

 
A cooperação conjunta no âmbito da Rede CEC

No âmbito da Rede europeia que integra, o CEC Portugal participa em trabalhos conjuntos que visam identificar os principais problemas que os consumidores enfrentam no Mercado Interno Europeu e reportá-los às entidades nacionais e europeias competentes.

Em 2011, o CEC Portugal integrou o grupo de trabalho que produziu o relatório da Rede CEC sobre comécio eletrónico “Online Cross-Border Mystery Shopping - State of the e-Union” e contribuiu com informação para o relatório sobre transporte aéreo “Air Passengers Rights Report 2011 - in the aftermath of the Volcanic Ash Crisis”.