Evite as compras mal sucedidas
Antes de ir atrás de um anúncio e realizar qualquer compra
1• Verifique os dados da empresa.
O sítio eletrónico deve identificar a empresa e fornecer os seus contactos (morada, e-mail, telefone), independentemente do meio de comunicação utilizado para contactar com a empresa (formulário, e-mail, telefone…). Não assuma que o sítio eletrónico está sedeado no país indicado no nome de domínio. O endereço de domínio pode ser comprado por empresas sedeadas num espaço geográfico diferente. O local onde se encontra sedeada a empresa determina os seus direitos de consumidor e a competência da Rede CEC para o ajudar se algo correr mal.
2• Desconfie de mensagens não solicitadas.
Se receber um e-mail de uma empresa de que é ou não cliente, faça primeiro a sua própria pesquisa. Vá diretamente ao sítio da empresa ou telefone para obter mais informações antes de responder, mas evite usar o “link” indicado na mensagem! Faça a pesquisa da empresa na Internet usando um motor de busca para ter a certeza de que se trata da empresa certa. Esta regra é válida também para os anúncios vistos nas redes sociais.
Se não encontrar qualquer informação sobre a empresa, não compre!
3• Verifique se o sítio onde pretende comprar é seguro
Antes de inserir os seus dados bancários ou de cartão de crédito, procure o símbolo de cadeado fechado na parte inferior direita da janela de navegação ou no topo, junto ao endereço da página e verifique se o endereço na Internet começa por https://.
4• Leia os Termos e Condições
Leia atentamente e com calma a mensagem e as informações relativas à empresa e ao bem ou serviço proposto. Tenha particular atenção à seção sobre o seu direito de livre resolução, cancelamento, garantias e política de devolução, enão se esqueça de ler os textos com letras pequenas. Tenha a certeza de que não está a vincular-se involuntariamente. Se os termos e condições não estão visíveis no anúncio, deverá procurá-los diretamente no sítio eletrónico da empresa. Lembre-se de guardar uma cópia, porque a informação visível no momento em que consulta o site pode sofrer atualizações posteriormente.
5• Tenha cuidado com o fornecimento de dados pessoais
Quando fornece dados pessoais, tais como endereço de correio eletrónio, morada, interesses e dados bancários, também dá a possibilidade de abusarem e utilizarem essas informações de forma fraudulenta.
Desconfie dos anúncios ou sondagens na Internet e nas redes sociais que lhe oferecem uma amostra gratuita ou por um preço simbólico em troca dos seus dados.
Quando aparecer uma janela no ecrã, não clique nos botões sem verificar primeiro o que lhe é proposto; ao clicar pode estar a dar o seu consentimento a uma subscrição paga. Verifique o preço total. Preste atenção ao preço e verifique se não há custos adicionais, tais como portes de envio.
6• Verifique o preço total
Preste atenção ao preço e verifique se não há custos adicionais , tais como portes de envio ou outras taxas.
7• Cuidado com as contrafações
Desconfie se o preço do produto for muito inferior ao preço anunciado numa loja da marca. Siga os nossos conselhos para identificar contrafações na Internet.
8• Verifique o método de pagamento
Pague por transferência bancária, cartão de crédito ou sistemas como o “paypal”, por exemplo. Isso pode dar-lhe uma proteção adicional dependendo do seu contrato e da legislação aplicável no seu país de residência. Se tiver problemas com o vendedor, pode contactar o seu banco para reclamar a reversão do pagamento.
9• Procure a opinião de outros consumidores
É sempre boa ideia verificar as opiniões acerca da empresa, antes de concordar com o que lhe é oferecido. Uma simples pesquisa na Internet pode revelar opiniões negativas de consumidores sobre a empresa. Tenha também em atenção que as opiniões positivas não são uma garantia de que não irá encontrar problemas.
10• Guarde cópia de todo o processo de compra
Faça uma captura de imagem do anúncio e de cada etapa do processo e guarde. Guarde também os termos e condições, o anúncio das ofertas especiais, as garantias e toda a informação que lhe foi fornecida de forma a ter um registo daquilo com que concordou.
11• Exerça o seu direito de retratação atempadamente
Nas compras à distância, como é o caso do comércio eletrónico, pode cancelar o contrato no prazo de 14 dias a contar da data em que adquire a posse física do bem. Comunique ao vendedor, por e-mail ou por correio registado com aviso de receção, a decisão de retratação do contrato. Guarde sempre uma cópia. Alguns produtos e serviços não beneficiam do direito de retratação. Veja aqui como cancelar o seu contrato.
Se tem dúvidas, não compre!
Lembre-se: Uma oferta que parece demasiado boa para ser verdade, provavelmente não o é.