Um automóvel de ocasião, a não perder, na Internet
Magnífico automóvel de ocasião, recente e de uma conhecida marca alemã, com apenas 14000 km e muito bem conservado, por apenas 12000€, à venda devido a mudança de residência.
Ao navegar numa página da Internet dedicada aos automóveis de ocasião, a sua atenção é atraída por um anúncio particularmente interessante. Um vendedor francês quer regressar ao país e vende o seu automóvel, que se encontra na Grã-Bretanha, a muito bom preço. Em resumo, uma ocasião a não perder.
Quando responde ao anúncio, é-lhe proposto efetuar o pagamento à firma de transportes encarregada de trazer o automóvel da Grã-Bretanha para Portugal. Desta forma, poderá experimentar o automóvel à sua vontade e, se lhe interessar, a empresa de transportes entregará então o dinheiro ao vendedor.
Se não quiser comprar o automóvel, não haverá problema: a empresa devolver-lhe-á o seu dinheiro. Tudo parece ser da máxima confiança. Mas, uma vez efetuado o pagamento, geralmente por transferência de dinheiro líquido (através de uma firma como a Western Union), não conseguirá mais contactar a empresa de transportes ou o vendedor. E claro que não voltará a ver o seu dinheiro.
O que fazer?
Seja extremamente prudente se quiser comprar um automóvel na Internet. Numa compra tão avultada, justifica-se que vá examinar o automóvel, onde ele se encontra. Recuse o pagamento por transferência de dinheiro líquido. Mas, acima de tudo, não se deixe enganar por um anúncio propondo um automóvel por um preço anormalmente baixo relativamente a modelos similares.