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Página inicial > Tópicos > Resolução de Conflitos  > Como reclamar e resolver um conflito

Como reclamar e resolver um conflito

 

1. Contacte o profissional: Sem este passo, não será possível apresentar a sua reclamação no CEC.
Consulte o nosso Guia: Como apresentar uma reclamação

2. Apresente  uma reclamação na rede CEC

Se não conseguir resolver o seu problema com o profissional, pode apresentar uma queixa directamente na rede CEC, utilizando o link  disponibilizado para o assunto.

O sistema transmitirá a sua queixa directamente ao CEC do seu país de residência. Esse CEC irá tratar da sua reclamação e tentar, com a ajuda do CEC do país do profissional, chegar a um acordo amigável com este.
 

3. O papel da rede CEC

O CEC do país do consumidor confirmará por escrito o registo da reclamação e informá-lo-á da evolução do dossier.
O CEC do país do profissional contactará por seu lado o profissional para juntos tentarem encontrar uma solução amigável para o litígio. Caso esta não seja possível, verificar-se-á se existe uma alternativa extrajudicial, solicitando a intervenção dos organismos competentes.

O CEC pode apenas ajudar o consumidor a encontrar uma solução amigável para o seu problema, não tem competência para aplicar sanções. Os serviços do CEC são gratuitos.


O nosso conselho: Seja claro e conciso na sua reclamação. Anexe todos os documentos relativos ao caso e que sejam importantes para defender o seu ponto de vista., incluindo os comprovativos de contacto com o profissional reclamado e a respetiva resposta. Indique-nos claramente o que deseja obter.