
Automóvel

Viajar com veículo próprio ou alugado?
Em férias, viajar em viatura própria pode nem sempre representar a melhor opção. A distância, o conhecimento do destino, o orçamento e as preferências pessoais serão alguns dos fatores influenciadores da sua decisão. Por exemplo, há que contabilizar o preço dos combustíveis, o desgaste da viatura, os custos de algum contratempo.
Se o destino for distante, a escolha mais acertada poderá ser a de alugar um carro a uma empresa de aluguer.
Antes de decidir, compare os custos que suportaria se levasse o seu próprio veículo e o orçamento que uma empresa de aluguer de veículos lhe apresente para o período de tempo pelo qual pretende usufruir de um meio de transporte.
Lembrete: Em algumas zonas de certos países da Europa pode ser exigido o pagamento de taxas especiais de circulação em estrada ou condicionada a circulação no centro das cidades. Para não ter surpresas informe-se antecipadamente, incluindo junto da empresa de aluguer de automóveis se for o caso. |
Quer circule com veículo próprio ou alugado, lembre-se do seguinte:
Carta de condução e seguro de responsabilidade civil
A sua carta de condução é válida para circular durante as férias nos Estados-Membros da União Europeia e o seu seguro automóvel de responsabilidade civil (carta verde) é também válido, incluindo na Islândia e na Noruega.
Combustíveis e portagens
Se lhe interessar fazer uma estimativa prévia da despesa com combustível e portagens, pode consultar, para Portugal, os sítios Internet da Estradas de Portugal http://www.estradas.pt/ e da DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia) http://www.precoscombustiveis.dgeg.pt/ para conhecer o valor das portagens a pagar e do preço dos combustíveis nos diferentes postos. De acordo com as regras em vigor em Portugal, antes dos postos de abastecimento deve existir um painel com informação sobre o preço/litro dos combustíveis vendidos; nas autoestradas deve existir um painel com informação sobre o preço dos combustíveis mais comercializados nos três postos seguintes do percurso e no mesmo sentido.
Se efetuar uma pesquisa na Internet poderá encontrar também informação idêntica para outros países da Europa e também sobre regras e penalizações aplicáveis se por alguma razão não tiver procedido ao pagamento de portagem.
Aqui pode encontrar também informação comparativa sobre a existência ou não de portagens e respetivos preços nos diferentes países.
Regras de trânsito e infrações; conheça as regras e evite as multas
Se decidir viajar no seu carro para outro país da europa e quiser evitar multas e problemas, deverá conhecer as principais regras de circulação a ter em conta enquanto condutor.
A Comissão Europeia disponibiliza um mapa prático com as regras de circulação em 30 países da Europa (países da U.E., Noruega e Islândia).
Selecione o país da sua escolha e aceda a informações sobre:
• Limites de velocidade na autoestrada
• Limite autorizado de álcool no sangue
• Utilização de pneus de inverno
• Obrigação de porte de capacete e/ou colete fluorescente para os ciclistas
• Obrigação de possuir colete fluorescente no seu carro
• Obrigação de faróis acesos durante o dia
• Os equipamentos de segurança a bordo do veículo
Em caso de infração rodoviária noutro país da U.E., poderá receber a multa em casa algum tempo depois de ter regressado das férias. Neste caso poderá sempre escolher pagar ou contestar. A forma e o meio de pagamento dependerão do país em que a infração for cometida e da respetiva lei.
Se a infração for cometida enquanto circular com um veículo alugado, a empresa de aluguer poderá cobrar-lhe encargos administrativos.

Matrículas de trânsito são matrículas temporárias, que lhe permitem conduzir até ao seu país um veículo comprado no estrangeiro.Terá de obter essa matrícula no país onde compra o carro.
Mas onde a obter? Quanto custa? Quanto tempo é necessário para obter essa matrícula?
A rede CEC reuniu essa informação no presente relatório, que poderá consultar ou descarregar aqui. (em inglês)