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Os Seus Direitos

Avião

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Se vai de avião... Informe-se em terra!

A companhia aérea tem o dever de informar, prestar assistência se necessário e, em alguns casos, pagar uma indemnização. A indemnização e a assistência dependem do tipo de incidente (atraso, cancelamento ou recusa de embarque), da sua duração e da distância do voo entre o local de partida e o destino final.

 

 

App
Aplicação para “smartphone” - os seus direitos de passageiro sempre à mão


Os passageiros retidos em aeroportos ou à espera das bagagens perdidas podem agora utilizar uma aplicação no “smartphone” para conhecerem os seus direitos no momento em que a dúvida surgir.
A aplicação para telemóveis foi lançada pela Comissão Europeia e funciona em quatro plataformas móveis: iPhone, iPad, Android, Blackberry e Windows. Está disponível em 22 línguas da U.E., entre as quais o Português.
Para cada potencial problema, a aplicação explica-lhe os seus direitos e se considerar que não foram respeitados, a aplicação também lhe fornece informações sobre quem contactar para apresentar queixa.

 

brochura
Para obter as compensações devidas é necessário suportar um custo adicional?


O número de pessoas que viaja de avião não para de crescer. Por isso, os direitos dos passageiros aéreos são tão relevantes no âmbito dos direitos dos consumidores na União Europeia. A obtenção de compensação, quando devida, faz parte desses direitos e a Rede de Centros Europeus do Consumidor – Rede CEC/ECC-Net -  recebeu em 2015 mais de 4000 reclamações de consumidores que enfrentaram dificuldades em receber a compensação devida a atraso ou cancelamento de voo, o que justificou a realização de uma nova análise, pela Rede CEC/ECC-Net, em 2015, sobre os problemas reportados pelos passageiros e as suas causas, divulgada no relatório “ECC-Net Air Passenger Rights Report 2015 “Do consumers get the compensation they are entitled to and at what costs?”.



 
infografia

As empresas privadas de gestão de queixas


 


infografiaReclamações no setor do transporte aéreo