Tamanho da letra:
Siga-nos:
  • Twitter
  • Facebook
  • RSS
Tópicos
Página inicial > Tópicos > Viajar > Reservas

Reservas

reservas

Uma vez feita a reserva, está vinculado

Na circunstância de reservar autonomamente uma viagem aérea ou um alojamento em hotel ou qualquer outro tipo de alojamento para férias, e quer o faça ao balcão de uma agência de viagens ou através de um plataforma de reservas em linha, uma vez que tenha dado o seu acordo (através da confirmação de compra, assinatura ou pagamento do sinal ou da totalidade), está vinculado a um contrato. Se precisar de anular ou modificar a viagem, terá provavelmente que suportar custos de anulação ou modificação que, dependendo das condições do respetivo contrato, poderá implicar o pagamento integral do mesmo.

Se pretender rescindir um contrato de viagem organizada, consulte a nossa página sobre o tema.


Ausência de período de arrependimento

O direito de retratação de 14 dias para anulação gratuita da reserva não se aplica às reservas de viagens nem de alojamento, quer sejam efetuadas em linha ou através de uma agência de viagens ou outro operador.

Encontra mais informações sobre reservas de alojamento aqui.


Conselhos:

  • Se reservar um bilhete de avião através da Internet, tenha o cuidado de escrever todos os nomes corretamente (estes devem corresponder aos documentos de identidade). Verifique exatamente as datas, assim como o destino. Releia cuidadosamente antes de confirmar. Uma vez feita a reserva, qualquer erro poderá custar-lhe caro.
  • Na Internet, se optar pelo pagamento por cartão de crédito, poderá ter maior proteção. Não pague nunca a sua viagem através de sistemas de transferência rápida de dinheiro.
  • Conserve todos os documentos relativos à reserva e ao pagamento. Se a viagem não se desenrolar como previsto, esse material é importante para sustentar a sua reclamação.
  • Se comprar pela Internet, é igualmente prudente guardar a impressão de todo o processo de reserva, assim como da confirmação da compra.
  • Mantenha um sentido crítico relativamente às promoções demasiado tentadoras. Confirme a fiabilidade do sítio Internet. Se tiver dúvidas, contacte o seu centro europeu do consumidor.


O seguro de cancelamento de viagem

Quando faz a sua reserva, a agência de viagens ou o sítio Internet propõe-lhe, normalmente, um seguro de cancelamento. Pode aceitar ou subscrever um seguro de cancelamento noutra seguradora. Alguns cartões de crédito também oferecem um seguro de cancelamento de viagem, que poderá acionar se tiver realizado o pagamento dos serviços com o respetivo cartão.


A qualidade e os preços dos contratos de seguro variam. Compare as diferentes apólices relativamente à cobertura oferecida nos seguintes aspetos:

  • Incidentes relacionados com a família mais próxima, o cônjuge, o(a) companheiro(a) de viagem, a ama das crianças.
  • Incidentes ligados ao trabalho, à casa, às atividades escolares, ao automóvel.
  • Incidentes durante a viagem
  • As exclusões (doenças existentes, suicídio, acidentes de desporto, erros graves.) e o tempo de espera.



Conselho: Pode subscrever um seguro para uma determinada viagem, mas também o pode fazer com uma base anual. Muitas vezes os custos não são muito mais elevados e pode ser mais vantajoso, sobretudo se viajar com frequência para o estrangeiro.